Caras amigas e caros amigos,


Tomo a liberdade de lhe escrever esta carta para que comece a reflectir a sua decisão enquanto eleitor da nossa freguesia.

No próximo dia 11 de Outubro, somos convidados a votar nas eleições autárquicas, para que, enquanto cidadãos, escolhamos a melhor opção para a nossa freguesia, optando pelo futuro que pretendemos para nós, para a nossa família e para todos os que nos são próximos.


Em 35 anos de democracia, a nossa freguesia perdeu habitantes, envelheceu e diminuiu o número de alunos, de jovens ou de casais a fixarem-se.


Mas agora, com a chegada de projectos como o novo Estabelecimento Prisional, a abertura do Museu de Ciência Viva ou a construção do Lar para Idosos, podem estar criadas as condições para a geração de emprego e para a fixação de população na nossa freguesia, desde que asseguremos a capacidade de uma boa gestão autárquica.

Esta é a oportunidade pela qual esperávamos: a possibilidade de avançar para a modernidade, para um novo tempo de esperança, de progresso e aumento no nosso bem-estar social.

Esta é a oportunidade de trilhar um novo rumo para o futuro, lutando, de forma unida, para que Azinheira dos Barros, para que o Lousal, para que o Viso e para que todos os que residem na nossa freguesia ou que por ela nutrem carinho comecem a acreditar que também aqui é possível.

Porém, os desafios que se nos colocam nos próximos 4 anos exigem da Presidência da Junta de Freguesia uma coordenação permanente com a Câmara Municipal e com o Governo e um fortalecimento político da nossa freguesia.

E caras e caros amigos, para garantir que a nossa freguesia ganhe nesse diálogo, é necessário que a lista vencedora conheça as matérias e possua uma elevada capacidade técnica e política, o que só é possível se a lista vencedora for a do Partido Socialista.

Por isso, e porque todos sabemos que sou quem melhor pode responder aos novos desafios, apresento-me perante si como candidato à nossa Freguesia, porque sei e acredito que, com a sua ajuda, vamos conseguir iniciar um novo tempo de mudança!

Sou candidato porque sei que posso ajudar a nossa Freguesia a encontrar o caminho para o desenvolvimento!


Sou candidato porque os poucos recursos de uma Junta exigem uma Presidência de reconhecido mérito e experiência política, com conhecimento de causa e saber fazer, com determinação e coragem para escutar, decidir e fazer, fazendo bem!

E porque queremos uma freguesia onde o povo reencontre a auto-estima e se afirme confiante no futuro, escolhemos o lema da mudança e da energia necessária para fazer acontecer essa mudança.

E porque a mudança começa por si, peço-lhe que seja exigente com o destino a escolher para a nossa freguesia e que tome a decisão de votar na lista do Partido Socialista, no próximo dia 11 de Outubro.

“Energia para Mudar” é o que queremos e precisamos para o futuro.

Conto consigo! Pode sempre contar comigo!


Um abraço amigo,


PEDRO RUAS


terça-feira, 8 de setembro de 2009

DISCURSO APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA CANDIDATURA

Caras e caros amigos,

Um primeiro cumprimento para todas e todos os Barrenses e Lousalenses que hoje se decidiram associar a esta apresentação pública: É convosco e por nós que agora aqui estamos. Um forte aplauso para Azinheira dos Barros, para o Lousal e para toda a nossa freguesia;

Um cumprimento a todos os dirigentes do Partido Socialista, com responsabilidades políticas nacionais, distritais, concelhias e locais que hoje aqui quiseram estar. Este é o maior sinal que nos dão de que somos fortes, de que estão connosco para a vitória que vamos conseguir no próximo dia 11 de Outubro e que estão connosco para nos ajudar a concretizar os nossos compromissos até 2013.

Um cumprimento aos responsáveis máximos distritais do Partido Socialista: ao Vítor Ramalho, Presidente da Federação do PS, à Catarina Marcelino, Presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas e ao João Barata, Presidente da Federação da Juventude Socialista.

Um cumprimento especial a três pessoas importantes no meu percurso pessoal e profissional: Fátima Lopes, Eurídice Pereira e Mário Cristóvão;

Um cumprimento ao candidato à Câmara Municipal, Carlos Beato e ao candidato à Assembleia Municipal, António Chaínho,

Um cumprimento a todos os que se têm vindo a associar a esta campanha, às coordenadoras da campanha, Paula Claudino e Ana Cristina Costa e a todos os que me deram a honra de falar comigo ao longo dos últimos meses; a todos os candidatos na lista da Câmara Municipal, aos candidatos às freguesias vizinhas: Grândola, Carvalhal, Melides; a todos os candidatos na lista da Assembleia Municipal, nas listas de Assembleias de Freguesia, enfim a todos os que hoje aqui nos quiseram dizer estamos com Azinheira dos Barros, estamos com o Lousal, estamos convosco e ao que eu quero dizer: obrigado porque precisamos!! Precisamos de sentir a vossa força nesta candidatura e a certeza de que estarão connosco no caminho para a vitória.

Caras e caros amigos,


Hoje também é dia de publicamente reconhecermos o mérito e a dedicação do Zé Carlos à frente dos destinos da nossa freguesia. É dia de aqui deixar o nosso carinho, o nosso apreço e a nossa consideração por todo o empenho que dedicaste à nossa terra.


Ao longo dos últimos 4 anos lutaste contra as adversidades que se impõem a uma Junta de Freguesia, foste o timoneiro de um projecto que assentou na honestidade política, na vontade de fazer e na dedicação ao longo de todos os dias.

Para ti Zé, e para quem peço um forte aplauso, obrigado por tudo!!


Caras e caros barrenses e lousalenses,

Nos últimos 40 anos, a nossa freguesia perdeu cerca de 60% da população residente, passando de 2325 habitantes em 1970, para 908 em 2001.

Nos últimos 30 anos vimos a Mina encerrar, vimos os campos a serem abandonados e vimos as nossas famílias a saírem em busca de uma vida melhor.

Nos últimos 20 anos, vimos a nossa freguesia a perder importância, enquanto as freguesias vizinhas prosperavam e vimos as nossas famílias a saírem em busca de uma vida melhor.

Nos últimos 10 anos vimos finalmente uma luz ao fundo do túnel.

Em 2001, quando Carlos Beato ganha a Câmara de Grândola, sentimos uma mudança, uma lufada de ar fresco que se baseava não apenas em promessas e em projectos, mas em concretizações.

E hoje, em 2009, resultado de um esforço colectivo entre a autarquia e o Governo, entre a autarquia e os privados, é possível sentir que esta aposta valeu a pena.

Caras e caros amigos,

Como todos sabem, vivemos um momento que pode ser crucial, sem precedentes nas últimas décadas, na nossa freguesia.

Um momento marcado pela construção do novo estabelecimento prisional, com sede na freguesia, pela construção de um lar de idosos em Azinheira dos Barros, pela abertura do Centro de Ciência Viva, no Lousal, e pela decisão do Governo em fazer convergir o IP8 com a Auto-estrada e a estrada para o Algarve, podendo, todos estes investimentos, funcionar como uma alavanca ao desenvolvimento, se formos capazes de rentabilizar estes investimentos.

Mas todos estes investimentos, para além de criarem emprego, vão certamente contribuir para a riqueza da nossa freguesia, o que exige dos decisores políticos a habilidade para captar essa riqueza, esse emprego e o investimento privado.

Cabe-nos a nós o papel de co-responsabilidade no sucesso ou insucesso da nossa freguesia, por isso todos devemos estar envolvidos em torno de uma visão estratégica de desenvolvimento, sendo, para isso, fundamental que os interesses da freguesia e de cada um de nós estejam em sintonia com a estratégia municipal, mas também com a estratégia nacional, sabendo explorar as potencialidades.

Perante tudo isto só há uma solução: votar nesta equipa! O voto noutro projecto político só representará estagnação, porque não saberão liderar qualquer grande projecto, porque não saberão liderar qualquer pequeno projecto ou melhor, porque não saberão saberão liderar qualquer projecto.

Caras e caros amigos,

A próxima década poderá significar a tão esperada mudança nos destinos da freguesia e por isso o meu compromisso é convosco e com a nossa freguesia. Não cedo, nem vacilo quando estiverem em causa os interesses colectivos das nossas gentes. Estou convosco, ao vosso lado, no momento em que precisarem. Não hesitarei nunca em responder ao vosso pedido de ajuda.

Não abdico da ética política e da ética da responsabilidade no trabalho político: unindo a freguesia e dando espaço à pluralidade no debate, como condições indispensáveis e determinantes para servir o interesse público. Estabelecer pontes com os sectores mais dinâmicos e trazer novas ideias e novas soluções, sendo ousados nas propostas políticas, é o que pretendemos.

Quem me conhece sabe bem o quanto gosto da nossa freguesia e o quanto estou disposto a lutar pelo nosso desenvolvimento e progresso.

Nunca, como agora, estiveram criadas as condições para crescer, mas só com arte, engenho e conhecimento será possível impulsionar a freguesia.

A mim caberá o papel de liderar esta cruzada, e a vocês o papel de exigir, de reivindicar, de pedir mais e melhor para a nossa terra.

Queremos, por isso, com o apoio de todos, reforçar a nossa presença e assim criar condições para que a nossa voz contribua, de forma decisiva, para a defesa dos interesses de Azinheira dos Barros e Lousal e para a abertura de novos caminhos de desenvolvimento.

Caras e caros amigos,

Esta é uma candidatura que pretende mobilizar vontades e energias para continuar a enfrentar, com coragem e determinação, os desafios que se nos colocam nos próximos anos.

Esta é uma candidatura que marca pelo dinamismo, pela capacidade de liderança e pela atitude de uma equipa.

Com a minha eleição aproximaremos a nossa freguesia do centro da decisão, reforçaremos o nosso papel na região e garantimos o equilíbrio político que tanta falta faz a quem é, como nós somos, uma pequena freguesia rural.

Colocar Azinheira dos Barros e o Lousal no centro da decisão é o nosso desafio, contribuir para o nosso progresso, desenvolvimento e bem-estar é o nosso objectivo e é por isso que convosco assino um contrato de responsabilidade e dever público e político em fazer mais e melhor.

A coesão territorial e social do município implica o desenvolvimento sustentado e equilibrado do interior, implica o investimento público e o estímulo ao investimento privado como mecanismo de promoção de emprego, de criação de riqueza, de fixação de empresas, de aumento na qualidade de vida ou de instrumentos de planeamento que não limitem o progresso, mas respeitem a sustentabilidade ambiental.

Esta é uma candidatura com um rumo, com um claro objectivo de contribuir para o desenvolvimento da nossa freguesia. Esta é uma candidatura que assenta em propostas concretas, num projecto de rigor, de competência e determinação para cumprir um programa eleitoral ambicioso, mas imprescindível à nossa freguesia. Um programa eleitoral corajoso, mas realista nas suas concretizações.

A mensagem que hoje vos quero deixar é de esperança. De esperança que se fundamenta em todos vós. De esperança e de confiança que saberão escolher o melhor destino para Azinheira dos Barros e para o Lousal, que saberão votar naquela que poderá ser a única candidatura vencedora aqui.

Quem me conhece sabe bem que sou o mesmo que sempre fui e que não é por ser candidato que de repente mudo. Quem me conhece sabe bem que lutarei, todos os dias, nos próximos 4 anos, pelo nosso progresso e desenvolvimento colectivos.

Quero que saibam que acredito que só com uma campanha assente nas ideias, nos projectos e nas propostas será possível perceberem bem a diferença entre as candidaturas.

E esta é uma eleição que, pelos seus resultados, determinará qual o caminho que queremos, desejamos e sonhamos para a nossa freguesia.

Carlos Beato,

A partir de 11 de Outubro, consigo como Presidente da Câmara reeleito e eu como novo Presidente desta freguesia, inicia-se um ciclo de trabalho, que resultará numa verdadeira reforma à nossa escala. Como todos sabemos o seu apoio é essencial para a execução dos nossos compromissos, mas também sei que estará comigo, lado a lado, na luta pela defesa das nossas gentes.

Caras e caros amigos,

Temos que saber interpretar as carências, as necessidades, os sonhos, e as expectativas das pessoas, das instituições, da comunidade. Os seus anseios por uma vida melhor. Os seus desejos de mais qualidade de vida. Os seus sonhos de progresso e desenvolvimento.


E depois temos que traduzir esses sonhos e expectativas, em ideias sólidas, em projectos credíveis e viáveis, em estratégias sustentáveis de desenvolvimento.

Temos que criar condições técnicas, humanas, sociais e financeiras, para a sua realização, para dar passos efectivos no caminho do nosso futuro.


Para isso escolhemos as melhores pessoas. Constituímos a melhor equipa. Estamos a definir as melhores estratégias, as mais eficazes, mas equilibradas, mais sustentáveis e mais justas.


Em política, como na vida, o trabalho que importa é o trabalho que está por fazer. O trabalho que está para fazer. É esse trabalho que nos ocupa, nos move, nos mobiliza.

Olhar em frente, abrir horizontes, construir caminhos e ganhar os novos desafios que o tempo e a evolução da vida e da sociedade nos colocam.


Comigo, todos sabem, todos têm a certeza que a freguesia está na linha da frente da estratégia de desenvolvimento da região, da qualificação das pessoas, em sintonia com a política do município e do país na concertação regional e nas estratégias de desenvolvimento que também devem beneficiar as nossas aldeias.


Comigo, a nossa freguesia sabe e tem a certeza de ter na Presidência da Junta, e em toda a sua equipa, pessoas de confiança e com sentido de responsabilidade, pessoas com motivação e capacidade de realização e uma visão com estratégia de futuro.

Aos elementos da lista que hoje foram apresentados, juntam-se mais 30 pessoas da freguesia que constituirão uma Comissão de Honra de Apoio à Candidatura e que serão o Conselho de Cidadãos durante os próximos 4 anos. Estou-vos por isso a pedir que votem numa equipa de quase 50 pessoas, de todas as áreas profissionais, de todas as áreas políticas, com experiência, vontade e conhecimento para unidos conseguirmos.

No próximo dia 11 de Outubro terão de fazer uma escolha decisiva: a de escolher a nossa lista, porque estarão a escolher uma atitude política, um projecto consistente e com energia para trabalhar. A 11 de Outubro, com o vosso voto, mostrarão o caminho que querem para a nossa terra, por isso o que espero de todos vocês é um sinal claro de que o queremos é o melhor para a nossa freguesia.

No dia do voto, levem um familiar, um amigo, um vizinho, alguém que nunca votou ou que não vota há muito tempo. No dia das eleições levem convosco a vontade em dar uma vitória a este projecto.

Proponho-vos, por tudo isto, que votem nas Listas do Partido Socialista, que votem neste projecto, nesta equipa, nesta liderança e que voltem a acreditar que também aqui é possível, que também aqui somos capazes.

A vitória deverá ser expressiva, deverá ser mobilizadora das vontades. Todos devemos ir às urnas, aos votos.

Por isso, e porque sabem que estarei convosco, todos os dias ao longo dos próximos 4 anos, votem neste projecto, votem nesta equipa, votem no Partido Socialista.

Viva Azinheira dos Barros, Viva o Lousal !!!